7 Maneiras de otimizar o Home Office

Home office

Tendência mundial demanda cuidados na hora de ser colocada em prática.

Home office
O Home Office demanda organização ao ser colocado em prática.

O Home Office tem se popularizado no mundo todo e conquistando mais adeptos a cada dia. Vantajoso tanto para o funcionário, quanto para a empresa, esse regime de trabalho requer alguns cuidados para ser colocado em prática. Listamos para você sete maneiras de fazer o seu trabalho ser produtivo dentro de casa:

1- Escolha um lugar tranquilo para trabalhar

O primeiro passo para iniciar seu home office, é eleger um lugar onde você possa se acomodar com sossego. Seja na sua casa, em um café, um espaço de co-working, é extremamente importante que você tenha um ambiente que conte com luz adequada, silêncio e conforto para poder executar suas tarefas, contatar sua empresa e clientes sem ser interrompido e sem ruídos ao redor.

2- Certifique-se de que sua estrutura é adequada para suas funções

Ao escolher o seu cantinho de trabalho, é necessário saber se ele atende às exigências das suas atividades. Se você depende de internet, confira se o sinal é bom no local, se o telefone é sua grande ferramenta, cheque se você consegue fazer suas ligações sem nenhuma intercorrência. Confira também tomadas, lâmpadas para não ter surpresas desagradáveis durante o expediente.

3- Organize suas atividades

Trabalhando em casa, temos mais liberdade e encontramos várias distrações. Portando, é importante que exista um planejamento de quais serão as atividades realizadas: semanalmente, diariamente, ou como for melhor para sua função, de modo que você não se perca em suas tarefas a serem cumpridas. Além disso, uma avaliação periódica de como está o andamento desse planejamento é fundamental para que os resultados sejam alcançados e seu trabalho aconteça de maneira fluida.

4- Defina e cumpra seus prazos

Só porque você está trabalhando fora da empresa, não significa que não terá que cumprir prazos e exigências. Portanto, programe-se para que suas atividades sejam entregues dentro das datas limites estabelecidas pela companhia de maneira que não prejudique o andamento da equipe, ou os resultados do seu cliente.

5- Vista-se para trabalhar

A tentação de trabalhar o dia todo de pijama é grande, não é mesmo? Mas não caia nessa! É importante se vestir adequadamente para o trabalho, desta forma, seu cérebro recebe e entende a mensagem de que não é o momento de relaxar! Claro que você pode colocar uma roupa mais confortável do que terno ou salto alto, e não tem necessidade de estar com maquiagem e relógio, mas vista-se de modo que te faça sentir que esse é seu horário de serviço.

6- Obedeça os horários

Os horários devem ser cumpridos, sempre! Não deixe de fazer suas pausas: na hora do almoço, um respiro para um cafézinho e evite fazer muitas horas extras!
Lembre-se que o funcionário que trabalha home office não está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana! Respeite sua jornada de trabalho, estabeleça previamente junto ao seu empregador os seus horários de início e de fim de expediente.

7- Comunique-se frequentemente com a sua empresa e/ou clientes

Quando se fala de home office, muito é questionado sobre o quanto essa prática é eficiente, principalmente porque existe a impressão de que a comunicação interna adquire ruídos. Porém, se você estabelecer uma rotina dinâmica de comunicação com seu chefe, colegas e clientes, esse tópico não será um problema!

 

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