Semana de 4 dias: será?

A semana de 4 dias é uma realidade que está cada vez mais próxima

Uma semana de 4 dias de trabalho é um assunto que vem sendo discutido mundialmente. Muitas empresas já aplicam por conta própria essa dinâmica e vem colhendo bons frutos dessa experiência. E depois de ser aprovada no Reino Unido, a jornada de trabalho reduzida será testada no Brasil “oficialmente”. O experimento começa em novembro de 2023 e vai durar seis meses. A iniciativa faz parte do “4-Day Week Global” em parceria com a Reconnect Hapiness at Work como vem circulando na mídia.

Na iniciativa, o colaborador recebe 100% do salário, trabalhando 80% do tempo, mantendo 100% a produtividade (o modelo vem sendo chamado de 100-80-100). Ou seja: uma semana de 4 dias que onde os funcionários têm o compromisso de manter as entregas. O projeto “4-Day Week Global” já vem sendo testado em 6 países (Austrália, Canadá, Estados Unidos, Irlanda e Nova Zelêndia), com cerca de 3500 colaboradores e 91 empresas e vem sendo auxiliado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, Oxford e do Boston College.

Um estudo realizado pela organização apontou que 39% dos profissionais das empresas do Reino Unido que adotaram a semana de 4 dias relataram uma diminuição nos níveis de stress e 71% reduziram o esgotamento.

A semana de 4 dias está chegando no Brasil. Sua empresa está preparada pra isso? Como isso impacta na produtividade dos colaboradores?

Já falamos muito sobre produtividade aqui no nosso blog e a semana de 4 dias tem muita influência nesse quesito. Um exemplo que deu muito certo aqui no Brasil é a Vockan, uma empresa de tecnologia que desenvolve sistemas de ERP e soluções para indústria de manufatura, com sede em São Paulo. Entre novembro de 2022 e março de 2023 a Vockan, que conta com 100 funcionários, diminuiu para semana com 4 dias de trabalho de 10 funcionários da área de suporte ao cliente. A empresa foi a primeira a se filiar a iniciativa do “4-Day Week Global” e montou uma escala para que alguns colaboradores folgassem de segunda e outros de sexta para que os clientes não ficassem sem atendimento.

Em pesquisa, a empresa notou que a avaliação de saúde física e mental subiu de 54% para 70% nos colaboradores participantes do projeto piloto. E os índices de equilíbrio de vida pessoal e profissional aumentou de 57% para 86%. E por fim, um dado muito relevante mostra que o time passou a atender 93% dos chamados dos clientes no prazo esperado. Esse índice era de 89%. A ideia da empresa agora é expandir esse projeto.

E a sua empresa, está preparada para esse novo momento? É preciso conhecer muito o time e saber de perto gerir a produtividade dos seus colaboradores para tomar essa decisão, que certamente vai ajudar a elevar os níveis de satisfação de funcionários e clientes. Nós da Evope podemos auxiliar nesse processo. Quer saber como? Acesse nosso site www.evope.com.br e fale com um de nossos consultores para te apresentarmos nossas soluções.