Criatividade e Inovação são ingredientes que não podem faltar.
O dia da Criatividade e Inovação é comemorado no dia 21 de abril. A data, que também é globalmente chamada de World Creativity Day, foi concebida pelo brasileiro Lucas Foster em 2014 e estabelecida apenas em 2017 na Assembleia Geral das Nações Unidas com o apoio de 80 países. O objetivo desse dia é focar em criatividade e inovação de uma maneira que abranja os desenvolvimentos sociais, econômicos e sustentáveis.
No mundo dos negócios esses são dois aspectos que precisam ser cada vez mais incentivados, ainda mais no cenário que temos agora das ferramentas de Inteligência Artificial que vem sendo amplamente discutidos. Afinal, criatividade e inovação são dois pontos que nos diferenciam e que fazem com que a Inteligência Artificial trabalhe a nosso favor e cada dia mais precisamos aprender como fazer isso.
Mas a pergunta que não quer calar é: o que fazer para que a minha empresa, meu time trabalhe mais a criatividade e inovação? Para responder, vamos dar um passo atrás e entender o conceito de cada um deles. A criatividade é a criação e elaboração de ideias. Já a inovação é um olhar novo em busca das ideias para aplicá-las de outra maneira. De forma prática, podemos dizer que esses são pilares para que se resolva problemas de maneira inteligente e eficiente, encontrando novas perspectivas para fazer com que uma organização possa sempre se desenvolver de forma sustentável.
É claro que como a grande maioria das iniciativas, é preciso que a gestão estimule isso, mas os colaboradores precisam estar engajados e comprometidos com essa construção (que é contínua) e que a empresa como um todo se empenhe em estabelecer processos mais criativos e inovadores, em busca de aprimorar cada vez mais seus serviços e produtos.
Vale lembrarmos que inovação não precisa ser algo do zero, mas que a inovação pode ser algo incremental, com o intuito de melhorar algum processo, metodologia, entre outros, usando a criatividade e a experiência para melhorar o desempenho da sua empresa. Quer um exemplo simples? A Amazon, tem uma das mais diferenciadas e eficientes logísticas do mundo, entre tantos outros fatores que eles empregaram lá no início da sua trajetória, foi alguém que percebeu que se eles diversificassem a rede de atendimento com mais de um parceiro de entrega, eles poderiam ampliar alcance e ter um plano B em caso de necessidade. Uma medida simples, mas que fez muita diferença na empresa de Jeff Bezos.
E a sua empresa, como está lidando com esses dois pilares fundamentais? Para estar um passo a frente, nós da Evope podemos te ajudar. Nossa solução pode te ajudar na melhor gestão da sua equipe para abrir as portas para inovação e criatividade. Vamos juntos nessa jornada? Acesse nosso site www.evope.com.br e conheça nossas ferramentas.