Muito se desenha sobre o futuro, mas sabemos que ele já está correndo.
O futuro é pauta de milhares de conteúdos, especialmente quando falamos do futuro do trabalho e o que esperar na Era Digital. O trabalho passa por mudanças em uma tríade, que anda lado a lado: o próprio trabalho, quem faz esse trabalho e como ele é realizado. Muito se fala, mas um ponto é unanimidade em qualquer um desses conteúdos: estar preparado é fundamental.
Hoje em especial, as discussões giram em torno da Inteligência Artificial e todas as implicações que essa tecnologia pode ter no nosso cotidiano. As previsões são de que os trabalhos no futuro sejam ainda mais movidos por tecnologias e baseados em dados. Nesse cenário, as habilidades humanas serão fundamentais para interpretação, por exemplo. Quanto mais as máquinas assumem funções mecânicas, o ser humano fica com o trabalho analítico.
Uma pesquisa elaborada pelo Center for the Future of Work, estabelecido pela Cognizant Technology Solutions trouxe 21 profissões do futuro para ficarmos de olho. O trabalho vai mudar em um futuro próximo, mas não vai sumir é o que afirmam os autores desse estudo. Veja abaixo essa lista de profissões:
- Detetive de dados
- Facilitador de T.I.
- Oficial de ética de sourcing
- Gestor de desenvolvimento de negócios de Inteligência Artificial
- Mestre de edge computing
- Walker/talker de idosos
- Conselheiro de compromisso de saúde (coach de saúde e bem-estar)
- Técnico de saúde assistida por Inteligência Artificial
- Analista de cybercidade
- Diretor de portfólio genônico
- Gerente de equipe humanos-máquinas
- Coach de bem-estar financeiro
- Alfaiate digital
- Chief trust officer
- Analista de quantum machine learning
- Guia de loja virtual
- Corretor de dados pessoais
- Curador de memórias pessoais
- Construtor de jornadas de realidade aumentada
- Controlador de estradas
- Oficial de diversidade genética
E além dessas profissões, é importante reforçar que as soft skills também são de relevância extrema para qualquer trabalhador que queira estar apto às mudanças constantes que passamos. Entender de resiliência, empatia, comunicação não-violenta e adaptabilidade é mandatório para qualquer área de interesse.
E como sua empresa está se preparando para o futuro? Como tem lidado com o futuro do trabalho e as ferramentas que tem sido oferecidas? Nós da Evope temos uma solução para colocar sua companhia na frente, contando com Inteligência Artificial. Quer saber mais? Acesse nosso site www.evope.com.br e conheça mais.