Você sabe quais as características fundamentais para um líder de um futuro não tão distante?
Aquele líder que é o “chefe”, centralizador, conservador, burocrático e 100% focado em metas já é figura rara e está com seus dias contados no ambiente de trabalho daqui para frente. Estamos hoje presenciando uma mudança na gestão, que agora se baseia na confiança, descentralização e que dá autonomia aos seus colaboradores.
Para que você entenda quais as habilidades que se enxergam nos líderes do futuro, fizemos uma lista com elas:
- Disruptivo: o novo líder tem que saber romper com antigos padrões, estar aberto e atento às inovações cada dia mais velozes. A tecnologia deve fazer parte do seu cotidiano e ele deve encorajar sua equipe a fazer o mesmo.
- Jogo de cintura: os problemas vão sempre aparecer, isso é fato: seja um problema pessoal de um colaborador, um atrito entre colegas, ou até mesmo um problema relacionado ao seu produto. Mas saber conduzi-los de maneira dinâmica, é um diferencial. O líder precisa ser empático (como já falamos aqui), e entender que está lidando com pais, mães, maridos, esposas, que tem sua vida fora do trabalho.
- Estar aberto ao diálogo: ouvir sua equipe, dar espaço para novas ideias é fundamental, conhecer quem está trabalhando ao seu lado, faz com que você estreite o relacionamento. Além disso, dar e receber feedback é uma ferramenta que deve ser utilizada para identificar erros, melhorar desempenho e desenvolver o crescimento e o aprendizado dos profissionais.
- Ser inspirador: tomar a frente ao adotar uma postura de responsabilidade e espírito de equipe, é liderar pelo exemplo. A motivação e inspiração que o gestor traz para seus colaboradores faz com que eles trabalhem melhor, e seus resultados mostram isso.
- Encorajar: um líder do futuro incentiva e faz com que seus liderados busquem conhecimento, que eles deem opiniões e que sejam questionadores, colaborando assim para que a equipe evolua e se desenvolva de maneira sólida.
- Equilíbrio: nem chefe mandão, nem o amigo da galera. O líder tem que saber o momento de cada uma das posturas. Cada situação pede um direcionamento e um comportamento a ser adotado.
- Não ter vaidade: cada dia mais as hierarquias dentro das empresas estão variando e se horizontalizando. O líder do futuro tem o papel de ser um facilitador, com o propósito de treinar, conduzir e estimular seu time em prol da companhia, portanto, saber dialogar e estar disposto a aprender, é um pressuposto.
- Informado: estar atento ao que acontece é imprescindível. Os dados trazem problemas, tendências e oportunidades e eles podem ser informações de mercado, ou até mesmo de dentro da sua equipe. Saber ler isso como novos caminhos é uma qualidade valiosíssima.
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