A palavra empatia está em alta hoje em dia, mas porque aplicar isso durante o expediente?
Segundo o dicionário, empatia é: 1. faculdade de compreender emocionalmente um objeto. 2. Capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado nela. Em outras palavras, empatia nada mais é do que a capacidade psicológica para se colocar no lugar do outro, caso estivesse vivenciando a mesma situação, tentando compreender sentimentos e emoções, de forma objetiva e racional.
Hoje, no mundo corporativo, a empatia é considerada uma das principais características emocionais buscadas em um profissional, afinal a falta dessa habilidade de compreender o outro pode refletir na atividade de gestores e colaboradores, o que influenciando de maneira muito negativa a produtividade do time.
Os líderes em especial, devem utilizar a empatia, assim evitam queixas e insatisfações de seus colaboradores, afinal o capital humano é uma das ferramentas mais valiosas de uma corporação. Um gestor com perfil empático, certamente irá reforçar e desenvolver habilidades de sua equipe, e ainda valorizar o profissional individualmente, levando em conta suas particularidades. Dessa forma, os colaboradores trabalham muito mais motivados, através da confiança e reciprocidade, diminuem seus níveis de stress e aumentam a sua produtividade.
A relação com o cliente também pode ser afetada. Aplicando a empatia, fica mais fácil saber quais os desejos e necessidades dos seus clientes para entregar o que eles precisam. Habilidade essa, que pode entrar no processo do design thinking, assunto que já tratamos por aqui.
Nas relações pessoais, a empatia faz com que os indivíduos consigam deixar o egocentrismo de lado, e conectar-se com o mundo de quem está ao nosso redor, e não necessariamente essa pessoa precisa ser uma conhecida nossa. Escute e perceba à sua volta para praticar a empatia.
A empatia é um exercício pessoal diário, e para conhecer e entender melhor o outro, você precisa se conhecer, se perceber e decifrar os seus sentimentos. Essa é uma habilidade que é considerada um diferencial competitivo muito mais humanizado. Que tal começar a praticar? Você certamente irá se sentir melhor e fazer com que os outros também se sintam assim, além de melhorar sua produtividade e ambiente de trabalho.
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