A definição de inovação nunca esteve tão em voga como agora, e se tornou indispensável para empresas que querem se destacar.
Todo mundo já ouviu falar sobre inovação, não é? Aqui no nosso blog mesmo já debatemos esse tema, desmistificando esse conceito. Mas e na prática dentro das empresas? Por que inovar? Essa pode ser uma resposta muito simples: para não ficar para trás!
Engana-se quem pensa que a inovação deve vir somente das gigantes do mercado, com setores específicos de pesquisa & desenvolvimento. A inovação tem duas classificações: disruptiva e emergente. A primeira, cria soluções do zero, que nunca foram vistas antes. Já a segunda, adapta e melhora soluções conhecidas. Portanto, não é necessário enormes investimentos para inovar, é preciso apenas boas ideias e espaço para coloca-las em prática.
É preciso se reinventar sempre. Não investir em inovação pode gerar perda de mercado, e sua empresa pode ser ultrapassada pelos seus concorrentes. Exemplos bem sucedidos não faltam, companhias inovadoras geram um capital intelectual forte, mantém um diálogo aberto com seus consumidores, também (e fundamentalmente!) com seus colaboradores, e enxergam nos problemas, oportunidades de crescimento.
Um exemplo que podemos citar é o da empresa Kodak, você lembra dela? A Kodak foi considerada a maior empresa de fotografia do mundo, com lucro girando na casa dos bilhões, mais de 100.000 funcionários e presença no mundo todo. Em 2012 pediu falência simplesmente por não ter inovado. O mercado fotográfico só cresce, hoje, tiramos mais foto do que nos anos 80 e 90, onde a Kodak estava no seu auge, mas não associamos mais o nome da empresa a essa prática. A empresa até criou câmeras digitais no início dos anos 90, mas não apresentou isso para o mercado com medo de que isso prejudicasse as vendas de filmes e câmeras, e logo foi ultrapassada por gigantes japonesas como Canon, Sony e Fuji. Depois disso ainda tentou correr atrás, mas acabou ficando muito ultrapassada pelos seus concorrentes.
Se tivesse acompanhado o consumidor, sua mudança de comportamento, hoje certamente ainda ouviríamos falar da marca, com um smartphone especializado em boas fotos, ou um aplicativo fantástico de edição de fotos para redes sociais. A empresa morreu pura e simplesmente por sua falta de inovação, por não investir nas soluções criadas e preferir se acomodar achando que seria líder de mercado para sempre.
Inovação hoje é mandatório! E você, está pronto para dar o próximo passo com a sua empresa? Quer trazer novas ferramentas para o seu cotidiano? Nós da PerfTracker trabalhamos todos os dias para inovar sempre! Quer saber como? Acesse nosso site www.perftracker.com.br e conheça nossas funcionalidades!