Inteligência Artificial e sua crescente

A Inteligência Artificial desponta de uma maneira muito importante no mercado de trabalho e números nos mostram isso.

Que a Inteligência Artificial é uma realidade, já sabemos e já abordamos diversas vezes o tema aqui no nosso blog. Mas você tem ideia de quanto essa ferramenta tem sido aplicada no dia a dia? Pesquisas nos mostram o impacto dessa tecnologia em números e eles não surpreendem, mas é bom ficarmos de olho!

Um estudo nomeado Inteligência Artificial no Varejo, feito pela Central do Varejo entre abril e junho de 2024 com 307 varejistas brasileiros, revelou dados significativos sobre a adoção e o impacto dessa tecnologia no setor. De acordo com a pesquisa, 47% dos varejistas já utilizam IA, enquanto 53% ainda não implementaram essa tecnologia, mas muitos estão atentos às suas possibilidades. Apenas 7% dos entrevistados pretendem continuar operando sem IA.

Uma pesquisa global realizada pela Freshworks, revelou que um em cada três profissionais já utiliza o ChatGPT em suas atividades profissionais. Os dados, colhidos com cerca de 7.000 tomadores de decisão e gestores seniores de 12 países, incluindo 1.500 profissionais do Brasil, México e Colômbia, mostrou que 33% dos trabalhadores incorporam o ChatGPT em suas rotinas. Esse percentual é ainda mais elevado em departamentos específicos como TI (41%) e marketing (39%). Na América Latina, a adoção da ferramenta alcança 54%. Entre as principais funções estão a criação de conteúdo, análise de dados, tradução de textos e áudios.

A Inteligência Artificial vem em uma crescente no mercado,

O estudo estima que o uso de soluções de Inteligência Artificial possa poupar cerca de 3 horas e 47 minutos por semana, equivalente a uma economia de 24 dias úteis em um ano. Cerca de 72% dos trabalhadores acreditam que a IA agrega valor aos negócios, com os profissionais de TI e Marketing sendo os mais confiantes no potencial da tecnologia. Eles apontam como principais vantagens a qualidade do trabalho, aumento da produtividade e precisão nas tarefas.

Mas um dos dados mais importantes coletados nesse levantamento, foi o de que 69% das pessoas entrevistadas preferem que os resultados da Inteligência Artificial passem por uma revisão humana e que elas acreditam a IA nunca vai substituir a força de trabalho humana.

Nunca é demais reforçar que, por mais que a Inteligência Artificial ajude a produtividade e simplifique muitos trabalhos, ela nunca vai se sobrepor à visão humana. Por mais que a IA torne algum processo mais dinâmico e assertivo, é o olho humano que é capaz de avaliar a situação como um todo, para que esses dados gerados pela ferramenta possam fazer sentido.

Nós da Evope estamos prontos para te ajudar nessa caminhada para a utilização da IA no aumento da produtividade. Quer saber mais? Acesse nosso site www.evope.com.br e conheça nossa ferramenta.