Metaverso e suas implicações

O Metaverso traz consigo grandes mudanças no mundo dos negócios. Você está preparado?

O Metaverso é uma terminologia que vem tomando grandes proporções ultimamente. A palavra é usada para designar uma espécie de mundo virtual que busca aplicar a realidade através de dispositivos digitais. Mais do que isso, o Metaverso é um espaço coletivo digitalmente compartilhado que soma a realidade virtual, a realidade aumentada e a internet. A discussão sobre seu impacto no comportamento e na sociedade é longa, mas o ponto do nosso artigo é outro: o como essa nova realidade vai – ou já está – impactando os negócios de maneira geral.

O Metaverso promete um mundo em 3D onde o usuário pode, por exemplo, comprar, vender bens, serviços, assinar, cumprir contratos, fazer recrutamento e seleção, interagir com clientes e comunidades. Mas, diferente do que acontece hoje no “mundo real”, as principais plataformas não serão responsáveis pelo controle de dados e transações. Pelo contrário, clientes e empresas poderão carregar consigo identidade, moedas, experiências e ativos a qualquer lugar.

Hoje, muitas pessoas já estão experimentando esse novo mundo do Metaverso. Marcas de vestuário e acessórios, por exemplo, já estão desenvolvendo produtos específicos para essa realidade virtual. Ainda estamos nos primeiros passos, mas as movimentações no setor já movimentam os negócios em bilhões de dólares anualmente.

Para os negócios de maneira geral, um mundo digital imersivo, persistente e descentralizado pode ter impactos enormes. Sobretudo quando falamos de: enriquecer a experiência do consumidor (CX ou customer experience), criar novos produtos virtuais, coleta e armazenamento de dados, novos modos de pagamento e finanças, novas tecnologias como aplicativos, softwares que suportem as atividades no Metaverso. É preciso estar muito atento para o que vem pela frente.

O Metaverso chegou para mudar realidades.

Ainda é muito difícil afirmar o que uma empresa pode sofrer de consequências no caso de não aderir ou se adaptar ao Metaverso, uma vez que seu processo ainda está muito embrionário e experimental. Mas, é preciso estar atento na movimentação e nas mudanças que podem se fazer necessárias para o seu negócio. Quanto antes uma empresa que achar coerente se instalar e materializar seus serviços no Meta, mais cedo ela vai estar madura e abrir uma vantagem competitiva em cima dos seus concorrentes. Pode ser por enquanto uma aposta, mas vale ficar de olho.

E a sua empresa, já começou esse movimento? Já tem os processos alinhados? Nós da Evope temos recursos para otimizar a expertise do seu time, aumentar sua produtividade para que vocês possam juntos olhar para essas oportunidades de inovação. Quer saber como? Acesse nosso site www.evope.com.br, fale com um de nossos consultores e conheça nossa ferramenta.