Uma boa noite de sono tem muito impacto no nosso cotidiano e na nossa produtividade.
O sono é uma importante ferramenta para regular o nosso organismo e isso não é novidade para ninguém, certo? Mas o que você provavelmente não parou para pensar é no quanto o sono pode afetar na sua produtividade, não é mesmo?
Foi-se o tempo que o jargão “trabalhe enquanto eles dormem” era um ideal a ser atingido. Ou o “dormir é para os fracos”. Cada vez mais sabemos que para alcançar nossas metas e objetivos, é preciso de pausas, descanso, férias e de um cotidiano que englobe horas regulares de sono. A privação de sono ou um sono de má qualidade pode gerar sinais de cansaço como falta de concentração, irritabilidade, stress, além de diminuir a imunidade, deixando-nos mais vulneráveis a ação de vírus e bactérias, por exemplo. O sono além de nos dar a oportunidade de descansar, também é regenerativo e facilita processos fisiológicos para o nosso corpo e mente.
Os custos para as empresas são muito altos com a má qualidade do sono de seus colaboradores. Em pesquisa realizada nos Estados Unidos, foi revelado que as companhias tem que arcar com mais de US$90 bilhões todos os anos com perdas causadas pela insônia. Ela é o fator responsável por 7% de todos erros e acidentes de trabalho e por 24% dos custos relacionados e eles. Ainda nessa pesquisa, foi descoberto que a falta de sono faz com que cada colaborador perca cerca de 11,3 dias de trabalho no ano.
O sono e a produtividade estão intimamente ligados e a qualidade do seu descanso impacta todo o seu cotidiano. Já parou para pensar nisso?
Separamos aqui para te ajudar, algumas dicas dadas pela Associação Brasileira do Sono (ABSONO) para melhorar a qualidade do seu descanso:
- Estabeleça uma rotina para que seu corpo compreenda a dinâmica do seu dia a dia e saiba qual horário de estar alerta e qual momento de repousar.
- Busque locais para trabalhar com incidência de luz natural.
- Evite dispositivos como celular, televisão ou outros equipamentos uma hora antes de dormir. Experimente trocar por uma boa leitura.
- Verifique se o seu colchão e travesseiros são adequados e colaboram com a sua noite de sono.
- Pratique regularmente atividades físicas e busque uma alimentação balanceada.
- Evite o consumo de bebidas alcóolicas, cigarros ou estimulantes como cafés, chá preto ou energéticos ao menos uma hora antes de deitar.
- Use e abuse de ferramentas como meditação, yoga, alongamento e outros recursos que possam te ajudar a relaxar o corpo e ir desligando a mente.
- Caso enfrente dificuldades para dormir, não hesite em procurar alternativas como terapias holísticas ou florais. Em caso de persistência da insônia, busque ajuda médica.
E aí, anotou as dicas? E seu sono, está impactando seu cotidiano? E o seu time? Entenda de perto como está a produtividade da sua equipe através da nossa ferramenta. Acesse nosso site www.evope.com.br e fale com um de nossos consultores para te apresentarmos nossas soluções.