Você já ouviu falar sobre prospectiva? Mais do que nunca o conceito ganha espaço no cotidiano das empresas.
Prospectiva, no dicionário, é um substantivo feminino que tem por definição “conjunto de pesquisas a respeito de fenômenos técnicos, tecnológicos, científicos, econômicos, sociais etc., que procura prever a evolução futura das sociedades.” A prospectiva tem como foco antecipar acontecimentos que podem vir a nos afetar e antecipá-los para agir de alguma maneira.
Entre os anos 80 e 90, começamos a ouvir falar deste termo, com trabalhos surgindo nas áreas econômica, política e de inovação sendo adotada por muitos países que deram start em fazer exercícios prospectivos para apoiar suas decisões.
O principal ganho com a prospectiva são os cenários, acontecimento futuros, possíveis e lógicos. E um cenário não sendo apenas uma descrição de uma situação futura, mas sim dos acontecimentos que sustentam o desenvolvimento de uma ideia, de uma origem para o resultado que se chama prospectivado.
Na circunstância que nos encontramos, de incertezas em razão da pandemia do COVID-19, a prospectiva estratégica se torna ainda mais importante de ser traçada, podendo oferecer cenários a longo prazo que permitam reduzir os impactos do contexto que enfrentamos, identificando novas tendências, implantando medidas proativas a serem adotadas a médio e longo prazo para a solidificação do futuro.
Os assuntos sobre o futuro dominam as pautas da sociedade e dos negócios. Ele é indefinido, mas o presente já nos dá sinais do que pode acontecer a longo prazo. A prospectiva estratégica cada vez mais vem de encontro e como um complemento do planejamento estratégico das empresas.
É preciso estudar e analisar muitos fatores para agir com mais segurança e investir em medidas com base para o futuro. É claro que a prospectiva não pode cravar na pedra o que vem pela frente, ou o que nos espera. Mas os estudos têm se mostrado eficazes e sido suporte para governos, organizações, instituições agirem para se prepararem.
E a sua empresa, está se precavendo para o que está por vir? Sabemos que essa é uma pergunta difícil de ser respondida, que envolve muitos fatores. Mas, projetar o futuro cada vez mais se faz necessário e eficaz para guiar o planejamento das companhias – futuro este, que se mostra cada vez chegando mais rápido. Por isso, nós da PerfTracker queremos te fazer uma proposta: vamos falar sobre futuro? Nossa ferramenta pode ajudar a sua empresa a dar um passo em direção ao amanhã. Quer saber mais? Acesse www.perftracker.com.br e fale com um de nossos consultores.