O home office que chegou como uma saída para a pandemia, virou definitivo!
O Home office é uma realidade sem volta. Em meados de março deste ano, quando começou a pandemia de COVID-19, os escritórios e empresas foram esvaziados de uma hora para outra, com a ideia de um breve retorno ao que era considerado o ambiente de trabalho. Quase oito meses depois, muitas empresas ainda mantêm seus funcionários trabalhando remotamente, seja por razões de saúde ou porque as empresas tiveram ótimos desempenhos neste momento. E o que tinha tudo para ser uma mudança de mercado para o futuro, o trabalho de casa ganhou proporções que não passavam de planos até então.
Dados do IBGE apontam que em outubro, 7,9 milhões de brasileiros estavam em home office, tendo em vista que, no Brasil, a população economicamente ativa é de cerca de 79 milhões. Certamente, para 2021, mesmo com as boas perspectivas de uma vacina que temos visto circular por aí, muitas empresas devem colocar (se já não colocaram!) em pauta o home office em definitivo, 36% delas já sinalizaram que vão adotar o trabalho remoto para algum setor, e 33% pensam em um modelo híbrido.
Convergindo com esse movimento, 44% dos trabalhadores sinalizaram que não gostariam de um retorno ao trabalho presencial, muitos inclusive planejam morar em cidades do interior, afastados de sua base anterior de trabalho.
Passado então esse momento do home office provisório, vale revisar se o seu cotidiano está equilibrado, se você está adequado a essa nova modalidade. Por isso, elencamos aqui um checklist para reflexão e para te ajudar a facilitar o seu cotidiano:
- Verifique se o seu ambiente de trabalho é adequado: é silencioso? Tem um mobiliário minimamente ergonômico? Tem uma iluminação suficiente?
- Você obedece as pausas para refeição? E estabelece de fato horário de almoço, por exemplo?
- Você impõe limite para finalizar seu expediente? Ou fica 10, 12 horas na frente do computador?
- Você estabeleceu combinados com a sua equipe, para que respeitem seu horário de pausas, que não coloquem reuniões em sequência e atendam o seu tempo de entrega para cada uma das tarefas?
- Dentro de casa, você fez acordos com a sua família para que possa exercer suas atividades sem ser interrompido?
Estas são apenas alguns dos pontos que podem balizar o seu home office. Pequenas medidas como estas citadas, podem fazer muita diferença no dia a dia do seu trabalho. E para otimizar o seu cotidiano e a gestão da sua equipe no formato de teletrabalho, nós da PerfTracker temos uma ferramenta que pode te ajudar. Quer saber mais? Então acesse www.perftracker.com.br conheça nossas funcionalidades e fale comum de nossos consultores!