Quando se fala de robotização, automação ou automatização de processos, estamos falando de cortar custos, aumentar a produtividade e manter a competividade, não é mesmo? Mas e para o funcionário, isso não é uma ameaça?
Resolvendo a Polêmica
O tema gera mesmo polêmica, mas um estudo do Chartered Institute of Ergonomics and Human Factors (CIEHF), publicado na Inglaterra, mostra que 63% dos funcionários pesquisados, disseram nunca ter presenciado perda de empregos por causa da automação de serviços. Ainda, 37% deles, afirmaram achar que o uso de automatização dinamiza o mercado de trabalho.
Benefícios da Robotização
Ao contrário do que pensamos, a robotização segundo o que se tem visto, é muito positiva. Vivemos o fenômeno que está sendo chamado de “Revolução Industrial 4.0”, e a automação é um processo natural para as empresas e que pode trazer diversos benefícios, tais como:
- Monitorar e controlar os resultados em tempo real;
- Os processos ficam mais fáceis de serem rastreados;
- A automação pode unir diferentes setores da empresa;
- Otimização do fluxo de trabalho;
- Padronização nas operações;
- Acelerar o tempo de execução das atividades;
- Obtenção mais concreta de relatórios e indicadores de performance.
Estes são apenas alguns dos pontos que podem ser destacados como melhorias. Fundamentalmente, a automatização permite que as companhias projetem, executem, observem, monitorem e melhorem constantemente a empresa.
Otimizando sua Empresa
Pensando nisso, nós da PerfTracker oferecemos o monitoramento de processos, tendo como objetivo detectar quais etapas estão sendo feitos por funcionários de maneira repetida e recorrente, que podem ser substituídas por um processo automático. Saiba mais no nosso site: www.perftracker.com.br